Como aumentar seu sinal wireless
junho 27th in Informática by .

Como aumentar seu sinal wireless

Se você tem um roteador sem fio mais antigo que não dispõe das novas tecnologias como MIMO (tecnologia que o router trabalha com duas antenas ou mais) ou Super G, etc. você ainda pode aumentar sua gama de sinal usando vários métodos.

Se sua rede Wireless tiver muitos obstáculos como vários  pisos ou paredes. Será necessário incrementar o seu sinal sem fio para aumentar  a sua velocidade Internet. Então, quais são as várias maneiras que você pode melhorar o seu sinal?

Instalar um Wi-Fi Extender (Repetidores)

Eles são aparelhos autônomos que atuam como intermediários entre o ponto de acesso principal e os clientes, retransmitindo o sinal. A idéia é que eles sejam usados para melhorar a cobertura em pontos cegos da rede, reforçando o sinal que chega até os clientes, ou que sejam usados para superar obstáculos.

wifi extender

Eles são basicamente roteadores sem fio, mas em vez de criar sua própria rede separada, ele  estende a cobertura da rede sem fios actualmente configurados.

Aumento de Transmissão de Energia sobre a placa de rede

Se você tiver um notebook mais recentes ou um computador que esteja executando o chipset com controle de energia, ele pode não estar usando o mais forte sinal  possível. Por quê? Bem, os novos processadores tem poder de poupar recursos, a fim de economizar energia ou poder conservar bateria.

Isso é ótimo, mas dificulta a transmissão de potência da placa wireless. Você pode se conectar a redes sem fio que estão mais afastados, aumentando o sinal em seu laptop, em vez de impulsionar o sinal no router.

Para fazer isso, vá para o Gerenciador de Dispositivos em Propriedades do sistema, clicando na guia Hardware. Uma vez no Gerenciador de Dispositivos, expanda Adaptadores de rede e encontre  seu adaptador de rede wireless. Clique com o botão direito sobre ela e escolha Propriedades.

boost wireless signal

Agora, dependendo do tipo do adaptador wireless e drivers instalados procure em todas as guias a fim de encontrar alguma coisa que se  chame Power Management ou Transmissão de Energia. Em seguida, desative o poder de economia de recursos, assim pode aumentar o poder transmissão da placa.

Note que isto pode funcionar somente para computadores mais novos que têm funções de economia de energia ativadas.

Anexar um amplificador sinal Wi-Fi.

Outra maneira de ampliar o sinal de uma rede sem fio seria comprando um amplificador RF (aplicação Wi-Fi).

Ele é ligado entre o router e  a antena usando cabos conectores ligados, ampliando o sinal de transmissão recepção. E também será necessário uma antena potente para usar a sua total potência (30dbi ou mais). O link pode chegar a mais de 15km de distancia.
O amplificador RF pode, sem dúvidas, ser a solução para diversos casos. Porém o seu custo é um pouco elevado e pode também cair na ilegalidade pois a Anatel proíbe o uso destes aparelhos.
Trocando a antena.

Muitos routers vem com uma antena de 1dbi. Você pode adiquirir uma antena de 5, 8 0u 1odbi e instalar no seu router para melhorar seu desenpenho.

Posicionamento do router.

Outras medidas podem ajudar a ampliar o leque de seu sinal Wi-Fi . Como posicionar corretamente  o  roteador. . Certifique-se de que está em um amplo espaço aberto e que ela tenha uma localização central.

Selecione um canal de 1 a 11. Se houver uma rede Wireless operando num dos canais, evite-os.
Se não sabe em qual canal operar faça uma busca utilizando-se da ferramenta (Survey) do seu Access point ou o (Survey) da sua placa wireless mesmo.
Depois da busca anote os canais que estão em uso e depois é só seleciona um que nào esteja em uso para ter uma perfeita transmissão do sinal.

Telefones sem fio.

Outra questão muito importante é  dos telefones sem fio. Eles podem interferir se  o mesmo operar na mesma faixa de operação, ou seja (2,4GHz).
Mas de igual forma não são todos os telefones sem fio que interferem.
Também é possível que um micro-ondas derrube uma rede wireless. Pois o micro-ondas irradia uma ampla faixa de frequencias incluindo as frequencias em (2,4Ghz) ao qual é usada pelos canais do router.

Atualização de driver e firmware.

Você também pode tentar atualizar no seu router o firmware e atualizar os driver da placa de rede no seu computador. Finalmente, se  nada disso resolver, você poderia comprar um novo router ou contratar um técnico para analizar no local a falha que esta ocorrendo.  Quaisquer outras sugestões para impulsionar o seu sinal sem fio. Favor , postar um comentário!  Agradeço!

5 Comentários

  • Rafael
    21 de maio de 2013
  • Marcos Rodrigues
    22 de julho de 2012
  • FABIO
    19 de maio de 2012
  • Leonardo
    19 de março de 2012
  • Celson
    10 de julho de 2011

Deixe um comentário.