Pastas misteriosas do seu cartão de memória “DCIM” e “MISC”… Para que servem? O que significa?
maio 1st in Diversos by .

Pastas misteriosas do seu cartão de memória “DCIM” e “MISC”… Para que servem? O que significa?

Você tirou fotos com sua câmera digital, celular, smartfone e na hora de passar tudo para o computador, notou que todas as imagens estavam armazenadas em um mesmo local: a pasta DCIM. Se você já se intrigou pensando no motivo dos arquivos sempre estarem em um diretório com este nome, agora é a hora de encontrar respostas!

Porque a sopa de letrinhas?

Porque não salvar as fotos na raiz do cartão ou em uma pasta chamada “Fotos”? Acredite: existe um bom motivo e ele se chama “padronização”.
Já faz tempo que a pasta DCIM  se tornou o local padrão para armazenamento de imagens em cartões de memória de câmeras digitais. E ela existe simplesmente para manter a casa em ordem. Quando você coloca um cartão de memória em uma câmera, ela automaticamente procura pela pasta DCIM, e cria uma se ela não existir.

Por que DCIM?

Antes de tudo é bom explicar que DCIM é uma abreviação de “Digital Camera Images” ou, em português, Imagens da Câmera Digital.  Só pelo nome do diretório já é possível saber o motivo pelo qual ele é responsável por guardar as fotos. O fato é que sempre que um equipamento capaz de tirar fotografias identifica um dispositivo de armazenamento (como um cartão de memória).

A norma que colocou DCIM como diretório padrão para imagens em uma câmera digital foi definida pela Associação Japonesa das Indústrias de Tecnologia em Informação e Eletrônicos  por meio da especificação DCF (Design rule for Camera File System). A DCF normatizou formatos e sistemas de arquivos, o que inclui a estrutura de pastas.
Muitos aplicativos que trabalham com importação e edição de imagens são desenvolvidos para encontrar a pasta DCIM em um equipamento conectado ao PC. Isto faz com que seja desnecessário varrer o dispositivo todo atrás de imagens, bem como impede com que imagens não capturadas pela câmera sejam importadas.

E MISC. O que sera?

É bem mais simles. Abreviação de miscellanea em ingles, (miscelânia),  é apenas o nome de uma pasta criada pelo firmware da camera no cartão de mémoria. Por isso quando apagada pelo PC ela é criada novamente pela câmera. É uma pasta com dados que não seja fotos. Normalmente a pasta das fotos começa com a data, tipo 05_09_23_01, depois DCIM e depois MISC.

4 Comentários

  • josé
    29 de março de 2012
  • aurelio Almeida
    12 de fevereiro de 2012
  • Guilherme
    1 de fevereiro de 2012
  • João
    9 de dezembro de 2011

Deixe um comentário.